Querida irmã vamos juntas descobrir o que Senhor espera de nós como filhas! Honrar Pai e Mãe Dt 5:16
"Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR teu Deus."
Honrar pai e mãe é um dos 10 mandamentos que Deus entregou a Moisés e é o primeiro mandamento com uma promessa. Se quisermos ter os nossos dias prolongados e abençoados nessa Terra devemos honrar os nossos pais....
A palavra honrar vem do latim honrare e significa prestar honras, enobrecer, ter consideração, reconhecer o valor do outro. Devemos sempre ter consideração pelos nossos pais e honra-los, respeita-los, pois eles foram instrumentos de Deus para estarmos aqui hoje.
Algumas dicas para que essa palavra tão linda (honra) torne-se ação em nossas vidas:
a) Cuidado
Dentro de suas possibilidades, presenteie seus pais, leve-os para passear, faça surpresas. Um cartão, uma lembrançinha, um presentão. Não deixe datas importantes passarem despercebidas. Faça questão de que elas sejam comemoradas. Não se esqueça de dizer palavras de amor.
b) Ajude-os em suas responsabilidades
Procure ajudar nas tarefas de casa, nas responsabilidades financeiras e em seus compromissos do dia-a-dia, como compras e ir ao médico.
c) Nunca fale mal de seus pais, nem mesmo com seus irmãos.
Se eles se acharem em alguma situação constrangedora, defenda-os. Se precisar desabafar, procurem um bom conselheiro dentro da igreja. Consulte Gênesis 9:20-27.
Obediência e submissão
Efésios 6:1
"VÓS, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo".
Pv 1:8
"Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe."
Vemos nessa passagem que devemos sempre ouvir a instrução de nossos pais. Eles são autoridade sobre nós e respondem perante Deus pelas nossas vidas. Devemos ouvi-los e obedecê-los, mesmo que isso nos custe ou seja desagradável a princípio. Os nossos pais têm muito mais experiência de vida que nós e acima de tudo eles nos amam e querem o nosso bem. Se os ensinamentos deles parecem duros demais devemos reconhecer que eles fazem isso por amor. Como diz a palavra de Deus em Pv 13:24: "O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga."
A desobediência gera sofrimento, mas o fruto da obediência é alegria. Nós ficamos em paz, bem como alegramos os corações de nossos pais.
Pv 10:1
"O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe."
A Palavra nos fala que toda autoridade sobre nossas vidas foi escolhida pelo Senhor. Rm 13:1 "... porque não há autoridade que não proceda de Deus ..." Não podemos falar que obedecemos ao Senhor se não obedecermos aos nossos Pais.
Resistência em obedecer é sinal de orgulho e isso faz com que o processo de crescimento seja mais lento.
Não é errado expor seus pontos de vista, seus desejos, aquilo que você crê que está certo. Ore com fé, coloque na presença de Deus, creia que o Senhor tocará no coração de seus pais se estiverem errados. A submissão é um presente que somente nós podemos dar àquele que tem autoridade. E, também, é uma prova de amor!
Quando errar, não deixe que seus pais sejam os últimos a saber ou que saibam por outras fontes. Mas, confesse seus erros, busque conselho, seja humilde. Talvez não seja fácil, mas, essa será sua melhor atitude, pois, são as pessoas que mais te amam nessa terra!
Nenhuma família é perfeita, mas é o lugar que Deus escolheu para você estar!
Antes de tudo devemos entender que nenhuma família é perfeita. Não existem mãe e pai perfeitos, nem mesmo os cristãos. A família é constituída de seres humanos, que são falhos e que têm suas próprias limitações e história de vida. Por exemplo, é muito mais difícil para um pai ou uma mãe que não receberam amor em sua infância darem amor aos seus filhos, eles não podem dar aquilo que não receberam, a não ser que eles sejam transformados pelo amor de Deus.
Você pode estar lendo e pensando: "Tudo isso é verdade, mas para mim é tão difícil..." Isso porque minha irmã, as marcas nas nossas almas, causadas por decepções com nossos pais, são muito profundas. Nós esperamos receber deles o cuidado, a proteção, o respeito e o amor, porém, muitas vezes isso não acontece!
Bem, creio que chegou a hora de falarmos sobre cura, perdão e misericórdia!
Não temos nem como separarmos esses três assuntos; eles estão totalmente ligados!!!
Não consigo ser curada, se não perdoar, não perdôo se não houver misericórdia.
O perdão é mandamento e o Senhor jamais nos pediria algo que não pudéssemos fazer! Nós temos a capacidade de perdoar, pois fomos feitas à imagem e semelhança do Pai e hoje, crentes em Cristo, Seu Espírito faz morada em nós.
Daniel 9:9
"O Senhor nosso Deus é misericordioso e perdoador..."
Quando entregamos nossas vidas a Jesus e começamos a conhecê-Lo através da leitura da Sua Palavra, percebemos em nossas vidas algumas dificuldades em relacionamentos, sentimentos que não gostaríamos de ter e falhas de comportamento em nosso caráter.
À luz da Palavra começa o processo de cura que faz com sejamos livres, refletindo acertos em todas as áreas das nossas vidas.
João 15:3
"Vocês já estão limpos, pela Palavra que lhes tenho falado."
Mas, esse processo nem sempre é tão agradável ...
Os 6:1-2
"Vinde, e tornemos para o Senhor, porque Ele nos despedaçou, e nos sarará; fez a ferida, e a ligará. Depois de dois dias nos revigorará; ao terceiro dia nos levantará e viveremos diante Dele."
Começamos a nos deparar com quem somos, com nosso passado, com aquilo que faz doer! O nosso conselho é que não passe por isso sozinha, mas, que seja acompanhada por alguém de sua confiança e que dê fruto em sua igreja.
Vamos falar em alguns pontos que podem te ajudar:
a) Comece a enxergar seus pais como pessoas iguais a você. Antes de serem seus pais, são amados do Senhor, que também tiveram experiências difíceis, sofreram e, talvez, não tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer a Cristo e Seu poder de cura. Mas não fique triste, ainda há tempo! Coloque-se no lugar deles: se você tivesse passado pelo eles passaram, tido a educação que tiveram, aprendido conceitos distorcidos sobre Deus, você agiria da mesma forma. Isso é misericórdia!
Os 6:6
"Pois misericórdia quero, e não sacrifício."
Mt 5:7
"Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia."
Quão profundo é esse versículo! Mais que qualquer coisa o Senhor quer um amor leal, firme, fiel e incondicional. Do que adianta jejuarmos, servirmos todos os dias na Casa do Senhor e não amarmos, de verdade, o nosso próximo mais próximo nossa família?
Ficar se perguntando por que meus pais são assim e não assado, ficar no papel de vítima a vida inteira não muda tua história. Clame ao Senhor para que esse amor que vem Dele encha tua vida, sendo cheia de misericórdia. Isso te levará ao perdão.
Ao perdoar, você buscará reconciliação, diminuir distâncias nos relacionamentos. Talvez, no começo não enxergue mudanças, mesmo porque quem está sendo transformada é você. Não espere nada em troca, continue amando. A Palavra diz-nos que o Senhor restitui os anos perdidos, faça tua parte e o Senhor fará a Dele. Seu Espírito te ajudará, pois Ele é o nosso Ajudador.
João 14:26
"Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse."
É dessa forma, que somos curadas. O perdão traz-nos liberdade, deixamos de nos justificar pelos nossos erros, culpar pessoas, somos restituídas não só nos relacionamentos, mas em todas as áreas de nossas vidas. Deixamo-nos ser moldadas pelo caráter de Cristo; caminhamos! Acaba a paralisação! Podemos até lembrar do passado, sem sentirmos dor, mas, agora, é para construirmos um futuro diferente, no qual estão os sonhos do nosso Pai amado.
Gálatas 4:19
"Meus filhos, novamente estou sofrendo dores de parto por sua causa, até que Cristo seja formado em vocês."
Gratidão
Você já parou para pensar em tudo de bom que seus pais, ou aqueles que os representaram, fizeram e fazem por você? Muitos sacrifícios e renúncias. Procure lembrar, nesse momento, as qualidades da educação e nos traços de caráter que você possui. Seja grata pelos bens materiais, por cuidados com a saúde, pelos presentes, roupas, viagens,passeios, festas de aniversário e até pelas broncas que levou!
Tenha um coração grato e, com certeza, se sentirá muito mais amada.
Comunicação e Amizade
Deseje ser amiga de seus pais. Muitas vezes enxergamos nossa família como pessoas para com as quais temos obrigações, deveres. Existe até um ditado: "Família, agente não escolhe... fazer o quê?" Nós não podemos escolher, mas está em nossas mãos mudar essa visão. Temos que crer que são presentes e, como tudo o que o Senhor nos dá, temos que desfrutar da melhor forma possível. Busque prazer no relacionamento com seus pais!
Devemos investir e aproveitar ao máximo o nosso tempo de solteira ao lado de nossos familiares, esse é um tempo precioso que não devemos desperdiçar. Se quisermos ser boas mães e boas esposas um dia, devemos aprender a ser boas filhas hoje! Devemos ser as filhas que um dia gostaremos de ter.
Quando, em algum momento, houver divergência quanto à crença em Deus, por pertencerem à outra religião ou denominação evangélica, medite nos versículos abaixo.
Tt 3:9
"Evite discussões insensata, genealogias, e contendas, e debates sobre a lei; porque não têm utilidade e são fúteis."
Tt 3:9
"Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus."
O seu bom testemunho vale mais que todas as Palavras!
Temos um Deus que é Pai
Através de Jesus somos feitos filhas de Deus. A Palavra nos diz em Jo 1:12: "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome."
No Salmo 139 vemos que Deus projetou-nos e nos conheceu antes de sermos gerados no ventre de nossas mães, ou seja, por Ele, através dEle e para Ele fomos criados. Os nossos pais carnais são apenas canais de Deus para que os planos dEle cumpram-se em nossas vidas. Pode, muitas vezes, não parecer o melhor para nós, mas Deus reverte a maldição em benção.
Rm 11:36
"Pois dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas."
Neemias 13:2
"O nosso Deus, porém, transformou a maldição em benção."
Podemos até achar que os nossos pais não nos amam como deveriam, mas mesmo que eles sejam os melhores pais do mundo eles nunca poderiam suprir o amor que só Deus pode nos dar. Os nossos pais podem até nos abandonar, mas Deus não, nEle podemos confiar plenamente.
Isaías 49:15
"Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti."
Sl 27:10
"Porque se meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me acolherá."
Salvação
At 16:31
"Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa."
Minha amada, se os teus pais, irmãos e familiares ainda não conhecem a Jesus, ou estiverem frios mesmo dentro da igreja, ore, jejue e creia que eles serão alcançados pelo Senhor. Essa é uma oração que Deus ouve e responde, pode demorar o tempo que for, pois, maior é o amor que Ele tem pelos teus amados do que o seu por eles.
2 Pedro 3: 8-9
"Não se esqueçam disso, amados:para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não demora em cumprir a Sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, Ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento."
Ele é fiel e justo para terminar a boa obra que Ele começou na tua família.
Filipenses 1:6
"Estou convencido de que Aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus."